Introdução
Olá, queridíssimos leitores! Boas-vindas ao Jornalzinho de Agelibre, um compilado de tudo que rolou na última semana dentro do meu universo criativo de artes visuais.
Meu plano inicial seria postar aqui semanalmente, compilando um pouco sobre o que tenho criado e pensado durante cada semana, mas, esse formato pode mudar de acordo com o volume de coisas que tenho feito (posso escrever semanalmente, duas vezes no mês ou talvez um grande compilado de tudo que aconteceu durante o mês). Esse ainda é um projeto bastante experimental, que ainda pretendo trabalhar melhor sobre como vou lidar com esse cantinho enquanto manejo outras áreas e redes online.
Começando um caderno de artes
Nessa última semana, comecei meu caderno de artes depois de muito tempo sem utilizar um caderno físico para minhas artes finalizadas. Fazia um tempinho que estava procurando um sketchbook novo para começar, queria algum com capa dura e que não fosse tão caro assim. Encontrei um caderno tamanho A5 de 100 folhas e de gramatura 100 por uns trinta reais, o que achei perfeito para voltar a criar minhas artes e me motivar a tentar completá-lo e o decorar.
Antes de adquirir esse caderno, usava bastante folhas brancas soltas ou meus cadernos de esboço, onde crio rascunhos e planejo artes para passar para o digital. Entretanto, por mais que ainda goste de criar coisas digitalmente, ainda sentia saudades de usar o papel para criar uma arte do começo ao fim, o que fazia muito durante minha infância e adolescência. Acredito que o analógico traz uma certa calma a minha mente, ao mesmo tempo que me faz pensar mais na hora de criar e tomar decisões mais conscientes, pois erros são mais visíveis e difíceis de apagar. Mesmo assim, isso também me ajudou a lidar melhor com o perfeccionismo e aceitar que esses pequenos acidentes fazem parte da vida, eles podem mudar nossas perspectivas e levar a arte a um novo caminho que talvez não pensaríamos antes.
Atualmente, tenho pesquisado novas técnicas para poder criar coisas novas e divertidas. Quero aproveitar o papel e usá-lo de maneiras interessantes, testar elementos interativos, colagens e no final criar algo que eu me orgulhe e me faça feliz.
Artes e Exposição
Continuando sobre o assunto de artes, gostaria de compartilhar que estarei expondo minhas artes presencialmente no dia 4 de dezembro (quinta-feira) desse ano (2025) na exposição de minha universidade, a ExpoArte, que vai acontecer no Shopping Nova America - Office 2000, em Del Castilho, aqui no Rio de Janeiro, a entrada é gratuito e livre a todos os públicos.
Estou muito, muito animada para esse dia! Será a segunda vez que participo presencialmente da exposição e é sempre um prazer poder compartilhar minhas criações e poder conversar tanto com meus colegas quanto com o público durante o evento. Estarei presente desde a parte da manhã até o final do evento (provavelmente no final da tarde ou começo da noite).
Arte de OC - Conheça a Verônica!
Na última semana, também dei vida a uma de minhas personagens, a Verônica! Verônica nasceu de um vício recente por quadrinhos (mangás, manhwas e webtoons) no estilo otome isekai, ou histórias de vilã, onde a protagonista se vê transportada para um novo mundo onde assume o papel de vilã da história. Geralmente, o maior desafio é sobreviver enquanto tenta mudar sua reputação e seu destino final.
Algo nesse gênero me fascina bastante, amo narrativas onde a protagonista se vê em um mundo novo em que precisa superar desafios para alcançar um objetivo (mesmo que esse objetivo seja apenas sobreviver), por mais clichê que possa ser, gosto de ver diferentes formas de se trabalhar com uma narrativa tão comum.
Dito isso, criei a Verônica como uma forma de explorar essa narrativa de minha própria maneira, explorando as partes interessantes e descartando o lado repetitivo chato e as problemáticas dessas histórias (que não são poucas, ainda quero comentar mais sobre isso em breve). Futuramente, ainda quero contar mais sobre essa personagem e sua história, então, fiquem ligados!
Comissões abertas!
Depois de muito tempo pensando sobre, resolvi abrir meu formulário de comissões de arte. Confesso que tinha muito receio sobre, afinal, ainda sou uma artista pequena que só fez trabalhos para amigos e familiares. Entretanto, não custava nada tentar fazer algo novo e me colocar disponível no mercado. Inicialmente, estou trabalhando com ilustrações finalizadas, cores simples e lineart de diversos formatos diferentes como retratos, fotos de perfil, banners de blog, etc. Espero conseguir novos trabalhos em breve!
Caso tenha interesse em fazer um comissão comigo, é só conferir meu carrd de comissões para mais informações!
Próxima edição da POMPOM: Especial de Halloween
Parece loucura pensar que já é o terceiro mês da POMPOM, minha zine mensal para o Clube do Zine! Como está rolando o Inktober, um desafio de arte anual de desenhos temáticos diários para o mês de Outubro, o Clube resolveu inovar e criar o Zinetober, um desafio nessa proposta, só que focado na criação de zines temáticos.
Pensei em participar criando edições menores da POMPOM para os temas propostos, mas no final decidi compilar tudo em um especial de Halloween com mais páginas. É um pouco ambicioso, considerando que ainda tenho muito o que fazer durante esse mês, mas gosto da sensação do desafio e acredito que o resultado final irá valer muito a pena!
Serão 6 temas no total (fanzine, fotozine, zine-quadrinho, zine pessoal, e zine de artes e DIY), estou muito ansiosa para compartilhar essa edição e minha mente está borbulhando ideias divertidas e empolgantes. Para conferir essa e as edições anteriores, basta acessar agelibre-links.carrd.co/#pompom
Considerações finais
Chegamos ao final dessa edição do Jornalzinho de Agelibre, yay! Foi muito divertido voltar a escrever e poder compartilhar um pouco sobre o que tem acontecido em minha vidinha de artista. Como sempre, agradeço pela atenção e espero que seu dia seja repleto de coisas maravilhosas e experiências fantásticas.
Mal posso esperar para as incríveis novidades que estão por vir! Até breve!







Oii Gabie! Vim pelo seu tiktok, fui buscar sobre 'blog' só para matar a curiosidade se alguém ainda fazia isso. Acho algo muito legal, pois na minha adolescência a gente ficava aguardando ansiosamente o próximo post. Realmente isso da personagem ir pra outro mundo e virar a vilã é bom demais... e faz a gente refletir... será que não estou sendo boazinha demais? E se fosse em outra dimensão, eu seria vilão? Bom estarei acompanhando os próximos posts.
ResponderExcluirBjss